O combo isolamento social e pandemia deixou ainda mais claro quais são as tendências gastronômicas daqui para frente. A mudança de comportamento revelou algumas novidades e reforçou outras que já eram sucesso entre os consumidores.
O clima, o comportamento, a sensação de solidão e o fato de não haver liberdade para comer onde bem se deseja fez muitas pessoas se aventurarem nos fogões. Muita gente, de 2020 para cá, também decidiu abrir a mente para conhecer novos sabores.
Além disso, quem vinha buscando um hábito de alimentação mais saudável bateu o martelo e seguiu algumas tendências gastronômicas. E, assim, garantiu visibilidade a modalidades como o delivery de restaurantes com propostas mais naturais e deixou a mesa mais colorida, leve e nutritiva. Logo, se você trabalha com comida presencialmente ou apenas com serviços de entrega, vale a pena ficar atento às transformações.
Afinal, quais são as tendências gastronômicas que estão em alta?
1. Comfort Food (a comida de casa)
Com aquele irresistível gostinho de comida afetiva, a comfort food é o tipo de prato que traz à tona sensações e lembranças prazerosas. Contudo, apesar do nome, elas não perdem em nada para menus mais elaborados e sofisticados, essa tendência gastronômica é capaz de amenizar a sensação de distância em tempos de isolamento, despertar aconchego e reconectar muita gente ao tempero de casa.
Para gestores, servir comida caseira pode ser um trunfo dos grandes. Por isso, se bem organizado e casado à logística de venda e entrega, o lucro pode vir com menos dificuldade.
Como consequência e diferencial, nas redes sociais, vale a pena levantar esta bandeira, divulgar as fotos de pratos caprichados, harmoniosos e coloridos para ver os números aumentarem. Neste artigo (link 1) você pode conferir mais dicas de como alavancar as vendas pelo instagram.
2. Low-carb (comida com pouco carboidrato)
Em alta há alguns anos, este tipo de dieta já foi aderido por milhares de consumidores ao redor do globo, além de ter sido a chave do sucesso estético para muita gente famosa.
Uma das tendências gastronômicas, a dieta low-carb consiste na menor ingestão de consumo de carboidrato e pode, inclusive, estar atrelada a outros estilos de alimentação. Claro, conforme a indicação de um nutricionista. Indicada para quem está no processo de emagrecimento, ela chegou a fazer parte do cardápio de muitos restaurantes. Sendo assim, abacate, peixe, carnes magras, oleaginosas e muitos legumes são alguns dos principais personagens desta tendência gastronômica. Então, apostar nesta revitalização, é essencial para não perder vendas e acompanhar as novas exigências do consumidor.
3. Comida sem glúten
O debate sobre a influência da alimentação em doenças como a fibromialgia e síndromes reumáticas também revelou que o glúten pode causar processo inflamatório.
Portanto, se você notou que seus clientes vêm pedindo alternativas sem farinha, pães sem trigo e outros pedidos parecidos, a resposta está aí: uma tendência gastronômica ligada às restrições alimentares.
Junto a ela estão os problemas com o consumo de açúcar e a lactose. Por isso, abraçar este público e criar ofertas a eles significa acompanhar esta transformação. Inclusive, é cada vez mais comum ver em gôndolas de supermercados produtos desenvolvidos para essas pessoas.
4. Veganismo e vegetarianismo: saúde ou apenas tendência gastronômica?
Uma resposta leva a outra. As dietas com restrição ao consumo de carnes estão diretamente ligadas à sustentabilidade e à conservação do planeta. Sendo assim, a popularização desta questão mostrou as vantagens de diminuir a ingestão de carnes, os benefícios que isso traz ao meio ambiente e, consequentemente, trouxe mais adeptos a esta tendência gastronômica.
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