São milhares de empresas nascendo todos os anos, startups com soluções incríveis, propostas inovadoras e mergulhadas na tecnologia, cheias de energia, ideias e estratégias de marketing poderosíssimas para conseguirem seus primeiros clientes. E do outro lado temos milhares de empresas consolidadas, com uma cultura sólida e conservadora, trabalhando por anos da mesma forma, dentro dos mesmos padrões e que possuem como principal estratégia de marketing, o antigamente conhecido como “marketing boca a boca.”Apesar de estarem em cenários diferentes, ambas possuem uma coisa em comum: precisam uma da outra para crescerem. Empresas conservadoras costumam ser relutantes à novas tecnologias e mudanças de processos, diferente das startups que nasceram disso, mas que precisam de algo que empresas maiores já possuem: credibilidade.ProcessosO processo de compra de um novo software para uma grande empresa é algo moroso, custoso e geralmente, pouco eficaz. Demanda tempo de equipes e gestores que poderiam aplicar essa energia em outras atividades relevantes. E o surgimento constante de novas soluções no mercado, faz com que esse processo fique cada dia mais difícil. A busca em si por uma ferramenta é algo simples, basta pesquisar em um buscador e você terá uma infinidade de opções, porém escolher entre tantas ofertas qual é a que vai efetivamente resolver a dor do seu negócio, é a grande dificuldade. Neste caso podemos seguir por duas vertentes: popularidade X recomendações. Pensando assim, levaríamos em consideração as primeiras ferramentas que aparecem na busca como as mais populares e/ou utilizadas e, através das recomendações de seus próprios usuários, como reviews deixadas no Google, por exemplo, sem critério algum.Será que esta seria a melhor maneira de escolher uma solução para o seu negócio? As empresas que aparecem em primeiro na busca são realmente boas no que fazem, ou boas em estratégias de anúncios e marketing?

Antes de avaliar uma proposta da compra de software para o seu negócio é preciso fazer uma minuciosa pesquisa dentre algumas opções selecionadas. Funcionalidades, suporte, preços, planos, integrações, implantação.. São algumas das questões que devem ser levadas em consideração, porém sempre apresentadas pela própria empresa de software, ou seja, todas as informações serão descritas da melhor forma possível, pensando em vender o seu produto. O que é absolutamente correto e aceitável mas não saudável para quem está do outro lado procurando saber se essa ferramenta realmente cumpre o que promete. A importância das reviewsNeste ponto do processo de pesquisa de software algo que pode ser fator determinante são as reviews de usuários.Assim como as avaliações negativas podem afastar potenciais clientes, um número significativo de avaliações positivas geram a prova social que o possível cliente precisa para decidir se aquele software pode ou não ser eficiente para o seu negócio. É possível encontrar esse tipo de avaliação nas redes sociais e no Google ou em plataformas específicas, como o B2B Stack, ou até mesmo em várias plataformas que já estamos bastante acostumados, como TripAdvisor, iFood, Airbnb, dentre outros.Assim como existem sites de avaliação para restaurantes, hotéis e serviços, existe também um exclusivo para avaliação de softwares B2B, onde é possível ter acesso aos comentários dos usuários das ferramentas de diversas categorias, com notas atribuídas para todos os quesitos que mencionamos acima (suporte, usabilidade, preço..).Um software de RH por exemplo, pode ser excelente para determinada empresa e inapropriado para outra, tendo em vista que cada uma tem uma dor diferente para resolver. Por isso a opinião de pessoas que já utilizaram determinado software pode fazer com que você decida por testar a ferramenta ou não, fazendo com que a escolha seja cada vez mais assertiva.
