O PDI, ou plano de desenvolvimento individual, é uma ferramenta importante para as empresas que se preocupam com o planejamento estratégico do RH e pode ser entendido como um processo de mentoria constante para planejar o futuro profissional de seus colaboradores. Para elaborar um bom PDI, a empresa deve, inicialmente, mapear todas as suas posições. Uma boa maneira de fazer isso é utilizar um plano de cargos e salários. (Veja <aqui> como fazer um para sua empresa).
- Uma vez mapeadas todas as posições, o RH avalia quais serão suas necessidades em termos de capital humano para o médio e longo prazo e passa a buscar, dentro de seus quadros, as peças que mais se adequam a cada uma delas.
- Definidas as necessidades, o setor de pessoas deve iniciar um trabalho de mentoria com cada um destes profissionais. São reuniões regulares em que são discutidas metas e objetivos. Empresa e colaborador passam, então, a pensar juntos em maneiras de melhorar suas fraquezas e potencializar suas fortalezas, bem como adquirir os conhecimentos necessários para assumir as funções futuras.
- Este processo, indiscutivelmente, traz diversos benefícios para todas as partes. O profissional, que é ouvido constantemente, se sente acolhido pela empresa e fica motivado por saber que seu crescimento dentro da companhia depende apenas de seu esforço. As empresas, por sua vez, além de contarem com a maior produtividade de profissionais motivados, têm tempo para preparar seus profissionais já acostumados à sua cultura, evitando gastos de contratação e treinamento de profissionais no mercado.
Gostou dessa dica de gestão de pessoas? Então indique nosso Blog para seus colegas e veja mais artigos exclusivos <clicando aqui>.
