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Planejamento estratégico para PME: um passo a passo para criar o seu – VR Blog
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Planejamento estratégico para PME: um passo a passo para criar o seu

Você sabia que o planejamento estratégico pode tanto ser usado no início da estruturação de um negócio como também pode ser aplicado em momentos diversos em uma empresa?Isso mesmo! O planejamento estratégico também pode ser usado para melhorar a estratégia do negócio, expandir mercados, corrigir rotas de gestão, entre outras questões que envolvem o gerenciamento […]
VR
26.06.2025
5 min de leitura
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Você sabia que o planejamento estratégico pode tanto ser usado no início da estruturação de um negócio como também pode ser aplicado em momentos diversos em uma empresa?Isso mesmo! O planejamento estratégico também pode ser usado para melhorar a estratégia do negócio, expandir mercados, corrigir rotas de gestão, entre outras questões que envolvem o gerenciamento de uma empresa.

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Assim, contar com essa ferramenta é essencial para garantir mais sucesso em suas ações como gestor e empreendedor. Neste post você vai saber mais sobre planejamento estratégico para empresas e como criar um para o seu negócio. Acompanhe!

Afinal, qual a importância de um planejamento estratégico?

Quando o assunto são negócios, o planejamento estratégico é fundamental para prever demandas e reconhecer pontos fortes e fracos, o que ajuda a ter uma visão ampla do mercado, identificando, inclusive, as ameaças que possam surgir.Dessa forma, um planejamento estratégico bem elaborado torna possível analisar a maior parte dos aspectos gerenciais e, com isso, você dificilmente será surpreendido.No entanto, como empreendedor, você sabe que a todo instante o mercado nos obriga a corrigir rotas. Assim, independentemente de qual seja seu objetivo, a trajetória até a realização da sua meta será estabelecida pelo planejamento estratégico, que deve ser revisto de tempos em tempos.

Qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional?

Existem diferenças importantes que envolvem o planejamento de uma empresa. Acompanhe!

Planejamento estratégico

No planejamento estratégico as ações são pensadas para acontecer em toda a organização em longo prazo, normalmente para o período de 5 a 10 anos. Assim, procura estabelecer uma visão ampla do negócio sem ações muitos detalhadas, já que o mercado apresenta mudanças a todo instante e é difícil acertar tantos detalhes para um período tão longo.Dessa forma, o planejamento estratégico precisa também ser atualizado periodicamente para poder cumprir o seu objetivo de nortear as ações dos negócios.

Planejamento tático

Já o planejamento tático atua a nível departamental e pode envolver apenas um processo, analisando-o desde o início até o fim.É o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam alcançadas. Outra característica que diferencia o tático do estratégico é o tempo em que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos.

Planejamento operacional

Por fim, no planejamento operacional, as ações são de curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses. Nessa etapa, as ações traçadas nos planos estratégico e tático são colocadas em prática.

Quais os 5 passos fundamentais para criação do planejamento estratégico?

1. Defina o propósito do negócio

O ponto de partida para a definição do seu planejamento estratégico será definir missão, visão e valores do seu negócio. Com essas questões alinhadas, é hora de você definir qual o propósito da sua empresa e o que ela pretende alcançar.

2. Faça um diagnóstico do mercado

Depois de definir o propósito do negócio, a próxima etapa será identificar como ele poderá ser impactado pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo. Para tanto, é necessário levar em conta não apenas o presente, mas também o futuro. Para você conseguir fazer isso, precisará investir em um diagnóstico de mercado.

3. Descubra seus pontos fortes e fracos

Ainda não sabe como realizar o diagnóstico interno da sua empresa? É mais fácil do que você imagina: identifique quais são os fatores críticos e de sucesso da concorrência para fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos em relação a eles. Pronto! Ao cruzar essas informações, você já tem um diagnóstico!

4. Faça um plano de ação

Após identificar as oportunidades e ameaças do mercado, será possível definir os objetivos estratégicos do plano de ação. Para que ele tenha sucesso, reforce a comunicação com os colaboradores. O comprometimento deles é fundamental para o sucesso desta etapa.

5. Monitore cada passo

É importante avaliar a eficiência do planejamento estratégico por meio de métricas e indicadores. Para tanto, você deve defini-los previamente e fazer o monitoramento constante.Se você gostou deste post sobre 5 passos para criar um planejamento estratégico para PME, confira também este sobre gestão de processos: aumente a eficiência do seu RH!

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